Festa de 30 Anos: 15 Dicas Para Um Aniversário Inesquecível

festa de 30 anos

Quando você pensa nas suas melhores lembranças, quais são elas? Se você está vivendo uma vida de experiências, provavelmente você vai se lembrar dos momentos que você passou com as pessoas que fazem parte da sua vida. Por isso, talvez para você seja importante comemorar seu aniversário de 30 anos numa festa que estimule muitas trocas de sorrisos  e brincadeiras com as pessoas que você gosta.

festa de 30 anos

Bem, mas as coisas mudam a cada ano: seus amigos mudam, talvez você mesmo tenha mudado o seu estilo de vida (o tempo não pára), e talvez você já não more na mesma cidade, logo, suas festas têm que se adaptar ao modo de vida como você vive agora. 

festa de 30 anos

Temos algumas algumas ideias para sugerir a você. O plano inicial era fazer um post bem resumido, mas, algumas ideias têm detalhes que não dá para deixar de mencionar (para evitar futuras dores de cabeça). Então, o que era para ser um artigo de algumas linhas, acabou se tornando um guia bem completo, com ideias para festa de 30 anos feminina e masculina.

festa de 30 anos

É isso, vamos deixar aqui 15 dicas bem completas de festas bem criativas e de custo bem acessível. Algumas sugestões podem parecer caras, mas, ao ler as dicas, você perceberá que são viáveis para qualquer um que tenha uma renda básica e bons amigos. Confira!

15 dicas completas para festas de aniversário de 30 anos

1. Festa de 30 anos na limousine (em conta): muita diversão e as melhores fotos para Facebook, Instagram e Tinder!

festa de 30 anos

Essa é uma festa que você precisa experimentar compartilhando a experiência com seus amigos.

E realmente sai em conta, desde que você convença uns 12 amigos e amigas a rachar o pacote do aluguel da limousine contigo (bem, sendo seu aniversário, é muito provável que eles aceitem). Por exemplo,  se o aluguel da limo estiver 1.000 reais, então, dividindo, dá mais ou menos 85 reais para cada um.

festa de 30 anos

O passeio/festa dura umas 2 horas. A limousine tem uma iluminação própria para festinhas, tipo de boate. E você pode colocar DVDs nos painéis internos. A limo vai circulando a uma velocidade bem baixa enquanto a festa rola.

festa de 30 anos

Você tem a opção de escolher o próprio roteiro ou pedir uma sugestão para a empresa que oferece o serviço. Você pode, por exemplo, sugerir um passeio pela avenida Paulista e pela Consolação, passar na frente de alguns points. Uma parte muito legal da festa na limousine é que a galera na rua também vai se empolgar, vai gritar, vai quer interagir com você e seus amigos. Vocês vão sentir a sensação de estarem gravando um clipe!

O preço que mencionado pode estar um pouco desatualizado, mas você pode conferir isso e obter outras informações em qualquer site de aluguel de limousine.

festa de 30 anos

Decoração: não precisa, o interior da limo já é um cenário e tanto! Você pode levar alguns balões para as fotos.

Roupas:  você pode combinar com todo mundo para irem vestidos como se fossem para a balada (até porque, esse pode ser o destino do grupo depois do passeio). Avise a mulherada para caprichar na maquiagem, já que vai rolar um festival de selfies. Essa é a chance do (ou da) aniversariante se vestir como celebridade, sem medo de exagerar.

Comidas e bebidas: em geral, o pacote de aluguel da limousine já inclui água, espumante e cerveja, além de alguns tira gostos. Você ainda pode pedir bebidas extras ou levar a mais por conta própria.

Música: não tem um gênero obrigatório, só precisa ser um ritmo mais acelerado e empolgante, para que toda a galera entre no clima. Música eletrônica e hip hop são boas opções.

2. Festa hippie: comemore os 30 anos em clima de paz e amor com seus amigos.

festa hippie

A inspiração no movimento hippie é ideal para uma festa de 30 anos simples, que dá para fazer em qualquer lugar e não sai cara, mantendo a originalidade e o estilo que uma comemoração de 30 anos merece.

Só de chegar e sentir aquele cheiro gostoso de incenso, ver as cores vibrantes e várias flores, já  basta para entrar no clima de harmonia. Se você ou algum de seus amigos toca violão, é muito legal formar uma roda, para todo mundo participar e cantar.

Outra ideia muito boa é comprar pulseirinhas de palha (são bem baratinhas) e dar uma para cada convidado, para que levem de lembrança, como agradecimento pela presença.

festa de 30 anos

Decoração: use tecidos coloridos (cangas de praia são ótimas), plantas naturais, flores, instrumentos musicais, filtros dos sonhos e incensos para criar uma atmosfera de pacifismo e harmonia. A kombi é um item obrigatório (muito fácil de achar e barato, você pode até comprar uma simples, de brinquedo e customizar).

Roupas: roupas de tecidos naturais e leves, com estampas florais, psicodélicas e étnicas. A informalidade e o conforto são regras gerais, vale usar sandália de dedo ou mesmo ficar descalço.

festa de 30 anos

Comidas e bebidas: os alimentos naturais ou menos processados devem prevalecer, na medida do possível. Frutas, sucos naturais, ponche de frutas, pães e bolos integrais, tofu, mel e saladas de vegetais são algumas opções. Mas não é preciso ser radical em relação a isso, afinal, o importante é que você e seus amigos comam bem!

festa de 30 anos

Música: a trilha sonora dessa festa passa obrigatoriamente pelos anos 60 e 70: Janis Joplin, The Doors, Novos Baianos, Raul Seixas, Beto Guedes e Carlos Santana não podem ficar de fora da playlist.

3. Festa invertida: fotos hilárias e pura irreverência na sua festa de 30 anos.

Essa é uma excelente ideia para uma festa de 30 anos masculina. Imagine só: aquele seu amigo fortão, machão, usando um vestidinho curto e coladinho que pegou da namorada? É por isso que a festa invertida é tão divertida, afinal, marmanjos vestidos de mulher são garantia de risadas a longo prazo (a festa acaba, mas as fotos ficam!).

É uma festa barata e que pode ser realizada em qualquer lugar. Se os seus amigos oferecerem resistência, deixe claro que eles poderão levar as roupas de mulher para vestir na sua casa (claro, eles não vão querer pegar um Uber, táxi ou metrô com esse visual).

E a regra da inversão também vale para a mulherada: elas podem caprichar nas gravatas, paletós e bigodes postiços.

Um jeito de animar a festa e fazer todo mundo interagir é realizar uma eleição do homem e da mulher que mais capricharam para parecer do sexo oposto.

Você pode ainda já reservar uns sapatos de salto bem altos e lançar um desafio para os homens, de quem consegue andar melhor usando um. Para as garotas, pode rolar uma competição de dar nó na gravata.

Roupas: deixe a regra bem clara; homem só participa vestido com roupas femininas e mulheres só com roupas de homem. O (ou a) aniversariante (afinal, essa dica também vale como tema festa 30 anos feminina) deve caprichar na caracterização. Não esqueça de pedir às garotas que ajudem os rapazes com o make.

Comidas e bebidas: não tem algo específico a ser sugerido. Organize de acordo com o horário, tempo de duração da festa, seu gosto pessoal e as preferências dos convidados.

Música: você pode escolher os gêneros de acordo com o seu gosto e o da galera. Porém, I Will Survive (Glória Gaynor) e Y.M.C.A (Village People) não podem faltar, além de “clássicos” dos Mamonas Assassinas.

4. Festa anos 80: uma noite dançante para comemorar seus 30 anos.

Festa de aniversário de 30 com tema anos 80 é sucesso na certa, não tem como faltar animação. E o melhor é que, seguindo essa ideia, dá para organizar festa 30 anos sem gastar muito e fazendo tudo sozinho, seja na sua casa, apartamento ou qualquer outro local escolhido para trintar.

O ponto alto de uma festa anos 80 é a música, então, prepare sua playlist com alguma antecedência, para nenhum hit ficar de fora (confira abaixo quem não pode faltar).

Você vai precisar de discos de vinil para a decoração. Se tiver que comprar alguns, recorra a lojas que vendem usados, nelas é possível achar discos arranhados ou com defeito, por um preço bem baixo.

Uma boa ideia é distribuir entre os convidados pulseiras fluorescentes (dessas de festa rave), como lembrança e para eles usarem enquanto se esbaldam na pista. E por falar em pista, vale a pena investir numa lâmpada LED giratória colorida, para dar um efeito discoteca. Eu achei algumas na internet com preços entre 20 e 30 reais.

Decoração: abuse das cores cítricas e neon, luzes coloridas e discos de vinil para criar um clima de festa Ploc. Alguns pôsteres de bandas e artistas que fizeram sucesso na época, como Xuxa e Sylvinho Blau Blau (são fáceis de fazer com fotos disponíveis na internet), deixam o ambiente ainda mais completo.

Roupas: calças jeans cintura alta, leggings coloridas, cores fluorescentes e, acima de tudo, muito exagero no brilho, são os elementos básicos para criar um look anos 80. Cabelos com gel e muitos acessórios complementam o visual.

Comidas e bebidas: tortas salgadas, feitas com pão de forma, não podem faltar; os recheios podem ser de atum, frango ou legumes (caso você ou alguém da sua galera seja vegano). Algumas sugestões de drinks da época são: meia de seda, Cuba libre e HI-Fi.

Música: bandas nacionais de rock da época, como Ultraje a Rigor, Metrô, Magazine, Blitz e Kid Abelha (deixe Paralamas e Legião Urbana para o fim da festa). Michel Jackson, Madonna, Cindi Lauper e Prince também não podem ficar de fora.

5. Festa Geek: diversão sem rótulos na sua festa de 30

Só para que não reste dúvida sobre o que estamos falando: geek é um termo usado para descrever pessoas absurdamente interessadas em filmes, séries e games, que incorporam esses gostos ao seu estilo de vida. Inovações tecnológicas e computação também são elementos fundamentais do estilo geek.

Há uma discussão sobre as diferenças entre geeks e nerds, incluindo a questão da palavra nerd ter uma conotação negativa, ligada à exclusão social e ao bulliyng; mas isso não cabe aqui nas nossas ideias para festas de 30 anos.

Simplesmente, se você tem alguma identificação ou aprecia o estilo, fica muito legal (além de ser viável) organizar uma festa geek para trintar.

Escolha algum filme, série ou personagem de anime do qual seja fã para dar um toque personalizado à festa. Pode até rolar uma exibição de algum episódio ou trecho durante a comemoração, ou mesmo uma montagem engraçada (se não souber como fazer, peça para algum amigo geek te ajudar, eles costumam sacar muito de edição de vídeo).

As atividades sugeridas para uma festa geek incluem competições de games e de perguntas sobre personagens e séries, além do clássico desafio do cubo mágico.

Decoração: decore a festa com imagens relacionadas ao personagem, filme ou série escolhido como tema. Outra opção é enfeitar o ambiente com itens de tecnologia antigos: CDs e disquetes (você encontra uns de plástico, próprios para decoração, pela internet).

Roupas: jeans, óculos e camisas temáticas ou xadrez são elementos básicos para compor um visual geek, masculino ou feminino (aliás, o estilo geek é excelente para uma festa de 30 anos feminina temática).

Comidas e bebidas: aqui, a questão não é tanto “o quê” e sim “como”; em outras palavras, escolha o que servir de acordo com as suas preferências e as dos convidados, mas dê um jeito de inovar nas apresentações.

Música: eletrônica.

6. Festa da roupa de praia: descontração e calor zero, mesmo para quem não tem piscina em casa!

A princípio, pode parecer estranho fazer uma festa onde todo mundo tem que ir com traje de banho, sem estar numa praia ou piscina, mas é uma ideia original e econômica, para uma festa de aniversário 30 anos diferente.

Claro que uma festa da roupa de praia só pode ser feita numa época de calor; tirando isso, não há muito com o que se preocupar.

Na verdade, a ideia da festa da roupa de banho é trazer um clima de férias, contato com a natureza e relaxamento para o ambiente. Dá para fazer em qualquer lugar, só é preciso caprichar na decoração (que é bem simples) e tentar inovar no cardápio.

Decoração: use as cores azul, verde e branco para compor um ambiente inspirado no clima praiano. Se der para conseguir uma prancha de surf e colocar num local de destaque, também fica muito bom. Pôsteres com imagens de praias ou animais marinhos também são uma opção barata e fácil de fazer.

Roupas: biquíni ou maiô para as meninas e sunga para os caras. Lógico que, se alguém preferir usar saída de praia ou bermuda, está permitido.

Comidas e bebidas: pense em alimentos leves e simples, até porque a festa será num dia de calor. Também se pode oferecer alimentos que são tipicamente vendidos em praias: picolé, sacolé (dá para fazer até de caipirinha!), sanduíche natural, queijo coalho assado, empada, água de coco e guaraná natural.

Música: depende, o que a sua galera escutaria se estivesse na praia? Pagode? Surf music? Reggae? Escolha de acordo com o seu gosto e o dos seus convidados.

7. Festa do Karaokê: todo mundo (ou quase) vai soltar a voz nos seus 30 anos!

Pegar um microfone e cantar nossas músicas favoritas, principalmente aquelas que a gente tem até uma certa vergonha de dizer que curte, não tem preço. E quando toda a galera se junta para fazer isso numa comemoração (sua festa de 30 anos, no caso), fica melhor ainda, porque a vergonha vai embora rapidinho.

Essa festa é realmente superfácil de organizar e econômica. Não é preciso chamar um técnico de som nem alugar equipamentos sofisticados para que você e seus amigos “interpretem”, sucessos da Legião Urbana, Raça Negra, alguns hits do sertanejo universitário e o que mais vier (na festa que me inspirou essa dica, rolou até “Segura o tcham”, no final).

Bem, a única coisa que não pode faltar nessa festa é o karaokê, mas não é preciso nem ter um aparelho específico. Você pode usar o PC mesmo; basta baixar algum programa de karaokê, conectar um microfone (tem uma entrada para ele lá atrás, costuma ser na cor verde) e pronto!

Também é bom pensar em algo para entreter quem não canta (sempre tem um) ou está esperando sua vez de cantar. Jogos são uma boa escolha: cartas, dominó, Banco Imobiliário, Uno, etc.

Decoração: desenhos de notas musicais ou partituras em tudo: paredes, bolo, toalhas, nas bolas infláveis e onde mais você conseguir colocar.

Roupas: não há um traje específico, mas se a galera for bem animada, dá para combinar de cada um vir fantasiado de algum cantor ou cantora famoso (a).

Comidas e bebidas: não há nenhuma recomendação especial quanto às comidas; salgadinhos, docinhos e bolo dão conta do recado (sempre levando em conta a duração e o horário da festa). Quanto às bebidas, cerveja, alguns drinks e opções sem álcool para quem quiser apenas hidratar a garganta depois da cantoria.

Música: ora, vocês farão a trilha sonora.

8. House Party: divirta-se com seus amigos em casa na sua festa de 30 anos.

Essa festa é excelente para quem se mudou recentemente ou ainda não teve chance de apresentar seu lar doce lar para a maioria dos amigos. A diferença entre uma house party e qualquer outro tipo de festa que se faça em casa é que, na house party, não há nenhuma intenção de evocar outro cenário: a graça da festa é estar em casa mesmo.

Essa dica se aplica muito bem a uma festa de 30 anos feminina barata, mas também serve como fonte de ideias para festa de 30 anos masculina.

Como a intenção é deixar seus convidados o mais à vontade possível, leve seus gostos em consideração na hora de planejar as atividades: jogo de cartas, música dançante, karaokê ou “eu nunca”? Tudo vai depender do tipo de amigos que você tem.

Decoração: não tem um padrão definido, personalize uma decoração aniversário 30 anos simples. Se os amigos que vão à sua festa são de longa data, você pode usar algumas fotos antigas de vocês (se tiver alguma bem engraçada, melhor ainda) para incrementar o visual.

Roupas: também não tem um traje específico, só deixe claro ninguém precisa ir como se fosse receber o Oscar.

Comidas e bebidas: além dos salgadinhos, docinhos, bebidas com e sem álcool, você pode incluir no cardápio algo com cara de “comida caseira”: se for um dia frio, pode ser um caldo ou sopa. Num dia de temperatura normal, você pode servir um escondidinho ou lasanha, em pequenas porções.

Música: isso também depende do seu gosto e do gosto da galera, não tem regra.

9. Pool Party: refresque-se e divirta-se com os amigos no seu aniversário de 30.

O primeiro passo para fazer uma festa na piscina sem gastar muito é escolher o local. Se você mora numa casa com piscina (que beleza!), tudo certo.

Se não (acho que a maioria), há algumas opções: fazer a pool party na casa de algum amigo ou parente que tenha piscina ou alugar uma casa com piscina (vai ser só por um dia, se a galera topar rachar o aluguel com você, não sai tão caro).

Uma alternativa é ver quanto custa a locação em algum clube na sua cidade (muitos oferecem essa opção, principalmente nos fins de semana, o preço é calculado por hora).

Resolvida a questão do local, é só reunir seus melhores amigos e curtir um dia de sol e diversão. Esqueci de mencionar que é bom dar uma olhada na previsão do tempo, ao menos 1 semana antes do dia da festa, para garantir que será de sol. É claro que a primavera e o verão são as melhores épocas para uma pool party.

Com a piscina, não faltam atividades para entreter a galera: vôlei, briga de galo, concurso de “saltos ornamentais’, quem fica mais tempo debaixo d’água, jogar objetos no fundo da piscina e ver quem acha primeiro, e por aí vai.

Decoração: a decoração deve se concentrar no entorno da piscina. Use balões coloridos, animais marinhos infláveis, flores e tecidos coloridos para montar o cenário.

Roupas: traje de banho, claro!

Comidas e bebidas: comidas leves e práticas de comer, drinks refrescantes, cerveja, água, água de coco, sucos e refrigerantes.

Música: não tem regra, escolha ritmos que empolguem sua turma.

10. Festa na praia: o melhor jeito de comemorar os 30 para quem curte sol e mar!

Como no Brasil praticamente todas as praias são públicas, a festa na praia é uma opção acessível a todos, barata e supersimples de organizar.

É só escolher uma praia legal, a mais próxima possível ou mais fácil de chegar para os convidados, definir o horário e providenciar os comes e bebes.

É possível fazer a festa durante o dia ou à noite (neste caso, um luau). Se optar pelo luau, fique atento ao quesito segurança.

Como a praia costuma ficar deserta à noite, é importante avaliar se o risco de assaltos e coisas do tipo não é grande, já que seria muito chato terminar sua festa de 30 anos na delegacia. Se for uma orla movimentada, com bares e quiosques abertos a noite toda, é mais tranquilo.

Para a festa na praia, a regra “menos é mais” impera. Providencie uma tenda, dessas de armar, concentrando a estrutura da festa embaixo e ao seu redor: comida e bebida (leve uma ou duas mesas de plástico), esteiras para a galera sentar (são mais confortáveis que cangas) e um dispositivo conectado a caixinhas de som para a trilha sonora (lembre-se de que não tem tomada, mas você pode ir revesando os dispositivos e usar o carregador portátil no carro).

Outra dica é escolher um local na praia que tenha algum banheiro próximo, num quiosque, restaurante ou bar, para ninguém passar aperto. Também é importante selecionar bem os recipientes térmicos que armazenarão a comida e a bebida, para garantir que nada estrague. E no final, não se esqueça de juntar todo o lixo que sobrar e levá-lo embora.

Decoração: se optar pelo luau, coloque tochas (de fogo mesmo ou com lâmpadas LED) para iluminar e decorar. Tanto de dia quanto à noite, você pode pendurar umas bolas coloridas na tenda e colocar uns enfeites nas mesas com motivos ligados à praia: pranchas de surf, sereias, peixes, conchas, etc.

Roupas: roupa de praia.

Comidas e bebidas: as frutas não podem faltar, pois além de serem leves e gostosas, ajudam a compor a decoração. Drinks suaves e comidas leves também caem bem.

Música: não tem regra, escolha uma playlist que tenha a ver com você e seus amigos.

11. Festa rei do camarote: seu aniversário de 30 padrão VIP (sem gastar uma fortuna)

Se você quer comemorar seu aniversário de 30 na balada, o primeiro passo é escolher a casa noturna. A maioria das casas faz promoções para aniversariante; para participar, você deve entrar no site da balada, se cadastrar na “lista VIP” e conferir as opções para comemorar o aniversário no local.

Na maioria dos estabelecimentos, o aniversariante tem entrada grátis e ganha um bom desconto na reserva do camarote (dividindo o valor com seus amigos, ficará melhor ainda). Quanto maior o número de convidados, mais coisas você recebe de graça: bebidas, pulseiras da área vip e até bolo, em alguns casos.

A festa rei do camarote dispensa as indicações de decoração, comida, bebida e música.

12. Festa coletiva de 30 anos: a união faz a festa!

Se você tem 2 ou mais amigos que fazem aniversário numa data próxima à sua, vale a pena juntar todo mundo em uma só comemoração.

Além de ser uma escolha econômica, já que todas as despesas serão divididas, abre possibilidades de fazer uma festa mais elaborada, pois haverá mais gente para pensar e organizar as coisas.

O importante é fazer a festa com amigos com quem se tenha uma certa afinidade de gostos, para não ter problemas na hora de escolher o tema ou tipo de música.

Decoração: relacionada ao tema comum escolhido ou com elementos ligados à personalidade de cada um dos aniversariantes.

Roupas: de acordo com o tema e horário da festa.

Comidas e bebidas: que agradem aos aniversariantes e convidados.

Música: idem.

13. Festa infantil (só que de adultos!): guloseimas e brincadeiras para comemorar seus 30 anos.

Essa é uma opção legal e econômica para comemorar os 30 anos, com direito a muitos doces, lembrancinhas (cheias de doces), músicas que lembram a infância e até algumas brincadeiras típicas das festas infantis.

A mesa do bolo precisa ser caprichada, com direito a todos os tipos de doces possíveis. Se o espaço permitir, alugar uma cama elástica  será garantia de muita diversão e risadas. Dança da cadeira e batata quente são outras brincadeiras legais para entreter a galera.

Decoração: muitas bolas infláveis coloridas, painéis temáticos, lembrancinhas fofas e mesa do bolo super caprichada.

Roupas: não há um traje específico.

Comidas e bebidas: salgadinhos, todos os docinhos possíveis, gelatina, minichurros, frutas com chocolate e o que mais você lembrar das festas de crianças. Quanto às bebidas, já que a festa é de adultos, pode-se incluir opções alcoólicas à vontade.

Música: conforme o gosto do aniversariante e convidados, mas em alguma hora tem que rolar Balão Mágico, Trem da Alegria, Sandy & Júnior, Kelly Key e os clássicos da Xuxa.

14. Festa caribenha: traga as cores, sons e sabores do Caribe para comemorar seus 30 anos.

A festa caribenha é uma opção original e econômica para comemorar os 30 anos com estilo. Dá para fazer em qualquer lugar, desde que se tenha um espaço para os convidados dançarem, já que os ritmos sugeridos são bem empolgantes.

É uma festa legal para quem gosta de inovar e se interessa por outras culturas.

Decoração: tecidos de cores vibrantes e com estampas étnicas, instrumentos de percussão (maracas e minibongôs, por exemplo) e elementos que se relacionem ao mar.

Roupas: roupas em tecidos naturais, com estampas étnicas e cores vibrantes.

Comidas e bebidas: o cardápio deve incluir drinks como Cuba libre e mojito. Um prato típico bem fácil de preparar são os molletes (se pronuncia “molhetes”). Segue a receita.

Molletes (8 porções)

Ingredientes: 4 pães franceses (cortados em metades), feijão-preto amassado e 150 g de mussarela fatiada.

Molho: 1 molho de coentro, ½ cebola picada, 1 tomate grande picado, 4 fatias de abacaxi picadas.

Modo de preparo: passe o feijão amassado nas metades de pão, cubra cada uma com uma fatia de mussarela e leve ao forno, para derreter.

Faça o molho, misturando todos os ingredientes e sirva-o sobre os molletes (como na imagem).

Música: merengue, salsa e reggaeton.

15. Festa temática: a festa que não sugeri nesse guia, você inventa!

Escolha um tema que seja a sua cara e crie uma festa de 30 anos com essa inspiração. Pode ser algum artista que você curte muito (sei lá, festa Luan Santana ou Anitta), de um gênero musical específico (festa funk, sertaneja universitária ou rock) e por aí vai.

Seja qual for o tema escolhido, sempre dá para fazer uma festa gastando pouco e sem ter que quebrar a cabeça com a organização. Não deixe de ler a dica extra, no final do post, para saber como calcular comida e bebida na medida, evitando desperdício e estresse, por ter que sair na pressa para comprar o que faltou.

Você também pode misturar as dicas de festas que dei aqui na hora de criar a sua. Por exemplo, fazer uma festa hippie coletiva na praia ou emendar a festa na limousine com a rei do camarote (imagina só, a cara da galera vendo você e seus amigos chegando de limo!).

Decoração: relacionada ao seu tema.

Roupas: idem.

Comidas e bebidas: a mesma coisa.

Música: a que tiver a ver com o tema escolhido e agradar a você e aos seus convidados.

#Dica extra: como calcular bebidas, comidas e montar uma playlist que dure a festa toda.

Como você viu ao longo das dicas, há certos tipos de alimentos e bebidas mais recomendados para algumas festas.

Independentemente do menu escolhido, é importante evitar o desperdício e ter uma noção de quanto comprar, para não faltar no meio da festa.

Também é bom saber que há 2 fatores que influenciam o apetite dos convidados: horários e clima.

De dia, às pessoas costumam comer mais do que à noite. E nos dias frios, o apetite aumenta, em relação aos de calor.

Se você vai servir apenas salgadinhos e tira gostos, é bom marcar a festa para um horário que seja depois do almoço ou após o jantar, para que todos se saciem com o cardápio.

Quanto à playlist, além de gêneros que agradem a todos, é importante montar uma que dure a festa toda, evitando ter que repetir músicas. O ideal é ter no mínimo 75 faixas para cada 4 horas de festa.

Aqui vão as referências para calcular:

Salgadinhos: 10 unidades por pessoa, em média. Pode-se aumentar a quantidade se os salgados forem muito pequenos.

Gelo: 1 kg para cada litro de bebida (que necessite gelo).

Cerveja: 800 ml por pessoa.

Bebidas destiladas: 1 garrafa de vodca para cada 4 pessoas; 1 garrafa de whisky para cada 10 pessoas.

Sucos: 600 ml por pessoa.

Vinhos e espumantes: 1 garrafa para cada 4 pessoas.

Massas: 200 g por pessoa.

Frutas: 150 g por pessoa.

Docinhos: 5 por pessoa.

Refrigerantes: 600 ml por pessoa.

Importante: essas referências são para uma festa com até 5 horas de duração.